AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ERMESINDE

PROJETO ERASMUS +
IMPACTOS E RESULTADOS KA1 2017/19 - NEW SKILLS FOR INNOVATION
A análise dos resultados e impacto deste projeto foi levada a cabo através metodologias variadas:
-
conjuntamente com Equipa de Avaliação do Desempenho dos Alunos, no que respeita à melhoria dos resultados escolares
-
através de inquéritos enviados a todos os professores participantes no Projeto:
-
um inquérito sobre as expectativas da formação;
-
um inquérito após a realização da formação, sobre o grau de satisfação, as competências adquiridas, métodos de avaliação utilizados pelo formador, impacto da formação a nível local, regional, nacional e europeu; grupos-alvo da disseminação, a frequência de utilização das plataformas online, problemas encontrados e propostas de melhoria;
-
-
inquéritos enviados a todos os professores participantes nas disseminações sobre a pertinência dos conhecimentos adquiridos para a sua prática diária;
-
análise dos resultados dos inquéritos de cada docente na Mobility Tool.
Baseados nestes dados, podemos afirmar que este projeto teve os seguintes impactos:
-
Contribuiu para a melhoria dos resultados escolares dos alunos, quer no 1º ciclo, quer nas disciplinas de Inglês e de Matemática, através do exercício de práticas pedagógicas mais inovadoras e mais apelativas para os alunos, tendo as taxas de insucesso nestas disciplinas vindo a reduzir progressivamente.
-
Contribuiu para a diminuição dos níveis de indisciplina e de abandono escolar precoce, criando-se no Agrupamento um clima mais favorável à aprendizagem e à convivência saudável.
-
Contribuiu ainda para o uso mais frequente das TIC no ensino/aprendizagem e recurso mais frequente a plataformas online, como o eTwinning, existindo agora no Agrupamento um grupo mais alargado de eTwinners, tendo sido lançados novos projetos eTwinning. Refira-se ainda que o Agrupamento recebeu o Selo de Escola eTwinning 2018.
-
Permitiu melhorar significativamente a fluência linguística e cultural de professores participantes nas mobilidades. Após a avaliação feita aos questionários aplicados, todos os docentes reconheceram que os seus níveis de Inglês tinham melhorado exponencialmente e que o seu nível cultural tinha também melhorado, através do conhecimento de outras culturas e de outras realidades europeias. Por outro lado, os seus níveis de satisfação e de motivação também aumentaram como consequência das novas experiências vividas e da nova formação adquirida, que puderam aplicar com os seus alunos no sentido de vir a obter melhores resultados.
-
Permitiu ainda a internacionalização do Agrupamento através do estabelecimento de parcerias com outras escolas, para partilha de experiências, de boas práticas e de novos projetos transnacionais. De facto, esta internacionalização do Agrupamento sofreu um grande impacto através deste Projeto, sendo agora uma mais-valia importante. A este propósito, acrescentamos que nos encontramos a coordenar um projeto KA229, com 4 países parceiros, encontrados através do conhecimento travado com outros professores europeus durantes as mobilidades e do eTwinning. Neste âmbito, o Agrupamento já recebeu os alunos e professores parceiros do projeto, tendo já decorrido as mobilidades às escolas da Polónia e do Chipre. As deslocações a Espanha e a Itália realizar-se-ão no próximo ano letivo. Recebemos também duas docentes Italianas em missão de jobshadowing, dois docentes Alemães com um grupo de vinte e oito alunos, dois professores Italianos com vinte e dois alunos e um grupo de alunos e professores Holandeses.
-
Criou novas oportunidades de partilha do conhecimento interpares.
-
Estabeleceu a implementação de novas práticas pedagógicas e de novas metodologias adquiridas nas mobilidades.
-
Permitiu criar situações de aula mais objetivas e mais próximas dos interesses dos alunos, promovendo a autonomia, a auto-estima e o reconhecimento das qualidades de cada um.
-
Permitiu a tomada de consciência da necessidade da reformulação de estratégias e da aplicação de técnicas inovadoras.
-
Permitiu o reforço de uma atitude positiva em relação ao Programa Eramus+, havendo agora mais professores interessados em participar em mobilidades, o que permitiu a candidatura a um novo projeto Erasmus+ para 2018/20.
-
Foi levada a cabo a sua divulgação, em todas as fases, nos diferentes meios de comunicação social locais e regionais, no “site” do Agrupamento, no seu Facebook, tendo assim favorecido a imagem do Agrupamento e dos seus professores;
-
Permitiu a divulgação de resultados a nível internacional, na Plataforma Erasmus Project Results, de modo a que outros possam vir a aproveitar da nossa experiência adquirida.
-
Permitiu o estabelecimento de uma dinâmica interna, que incutiu em toda a organização uma nova motivação e produziu um impacto positivo ao nível do clima relacional.
Devemos ainda referir que este projeto não cessará com o final do seu prazo de vigência e é nossa intenção que a sua sustentabilidade possa ser uma realidade. Neste sentido, em setembro de 2019, teremos na escola a presença da formadora Susan Gagliano, que virá dar formação aos nossos professores. Essa formação, intitulada "A Satisfying School Community: keeping it positive, mindful and stimulating - for all ", surgiu na sequência do curso estruturado "Happy Schools: positive education for well-being and life-skills development", em que os nossos docentes participaram e que, após a sua disseminação, se achou que seria de grande importância transmiti-lo a todos os docentes do Agrupamento, obviamente num formato mais curto, mas apresentado pela formadora original, dadas as suas caracteristicas de competência, profundos conhecimentos e carisma pessoal.
Para além disso, no próximo ano letivo será implementado um novo projeto na Escola, para trabalhar com alunos que apresentam problemas de comportamento e/ou em risco de abandono, onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos no curso acima referido. Os professores que o frequentaram aplicarão os seus conhecimentos de psicologia positiva e mindfulness e desenharão programas dirigidos aos alunos, os quais combinam a parte académica com o reforço do carácter e do bem-estar, bem como com a experiência de emoções positivas e com o estabelecimento de relacionamentos significantes. Os alunos terão ainda oportunidade de aprender os princípios do treino mental direcionado para um autoconhecimento mais profundo. o que levará à definição de objetivos de vida concretos.